segunda-feira, 19 de março de 2012

Cras recebem visitas técnicas

As sete unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), receberam durante os últimos dias, a visita técnica da consultora de assuntos relativos à família, direitos da criança e do adolescente e políticas públicas no Brasil e na América Latina, Gabriela Schreiner. As visitas fazem parte da Capacitação para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, realizada com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Com o objetivo de ampliar o conhecimento e fortalecer a capacidade das equipes técnicas quanto ao trabalho voltado às famílias, os profissionais ligados aos departamentos da Proteção Social Básica e Especial de Média Complexidade, participarão do trabalho desenvovlido até o mês de novembro.

Durante as visitas, os técnicos responderam aos questionários aplicados sobre a estrutura dos equipamentos públicos e o trabalho exercido na assistência social. Os próximos encontros serão realizados por meio de reuniões de apresentação e devolutiva; cursos com temas voltados ao SUAS envolvendo o trabalho social com famílias, os limites e possibilidades no trabalho dos Cras e Creas; assessoria para equipes técnicas das unidades; capacitação em metodologia para o desenvolvimento de habilidades aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos; entre outros.

A área social conta hoje com aproximadamente 50 técnicos envolvidos com os trabalhos realizados pelos Cras e Creas que somam 10 unidades instaladas no município de Piracicaba. Dessas, sete unidades do Cras instalados nos bairros Centro, São José, Vila Sonia, Piracicamirim, Jardim São Paulo, Novo Horizonte e Mario Dedini, atuam no atendimento às famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e o fortalecimento do convívio sociofamiliar. As unidades do Creas são responsáveis pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário