quarta-feira, 14 de março de 2012

Apresentada Pesquisa Industrial e de Mão de Obra

Na tarde de ontem (13) foi apresentado o resultado da Pesquisa Industrial e de Mão-de-Obra, na Fundação Municipal de Ensino, decorrente de Convênio de Cooperação Técnica firmado pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre). A pesquisa aponta resultados que ajudarão o poder público e a iniciativa privada a identificar e caracterizar as necessidades operacionais e de formação de mão de obra para futuros investimentos.

A solenidade contou com as presenças da secretária municipal de Trabalho e Renda, Ângela Corrêa; Pedro Cruz, de Desenvolvimento Econômico; Maria Angélica Guércio, do Desenvolvimento Social; o diretor executivo da Fundação Municipal de Ensino, Carlos Copatto, representantes de empresas e entidades participantes.

Executado pelo CEPP (Centro de Educação Profissional da FUMEP), o estudo ouviu pequenas, médias e grandes indústrias da cidade que, juntas, alocam 55% da mão de obra do setor, confirmando algumas informações ao mesmo tempo em que apresentou novos dados. Foram entrevistadas 218 empresas, representando 26% do total de 851 empresas no município.

Segundo o coordenador da pesquisa, Clayton Masquietto, economista e gerente de integração escola-empresa do CEPP/FUMEP, a amplitude da pesquisa, desenvolvida através da aplicação de um amplo e minucioso questionário, permitiu detalhar aspectos relacionados à rotina e à cadeia de produção da empresa, gerando dados relativos à área específica de atuação, aspectos operacionais, maquinários, necessidade de mão de obra, número de funcionários e dificuldades de contratação.

Pela pesquisa observa-se que, embora a indústria piracicabana seja diversificada, o setor metal-mecânico continua com maior participação no mercado. Por outro lado, a intensificação do processo de automação da indústria tem gerado insuficiência de profissionais voltados aos processos convencionais de produção que são mantidos na maioria das empresas, como o torneiro mecânico.

Com relação à localização geográfica do município, a Região Sul é a que apresenta maior concentração de empresas, principalmente no Bairro Verde e Paulicéia. Quando se analisa, entretanto, a quantidade de trabalhadores, percebe-se claramente que a mão de obra disponível concentra-se nas Regiões Leste e Norte, com destaque para os Distritos Industriais Unileste e Uninorte.

A pesquisa constatou também que a maioria das empresas mantém mão de obra própria, alocada em grande parte no setor de produção. A terceirização ocorre apenas em áreas que não contemplam as atividades afins da empresa. Levando-se em conta a relação das empresas com escolas técnicas e profissionalizantes, nota-se um avanço no município, tendo-se em vista o crescimento do processo de recrutamento dos profissionais juntos a essas instituições de ensino, com as quais as empresas mantém estreito vínculo por meio de estágios. Neste contexto, é possível observar também que a maioria das empresas está aberta para programas de visitação de alunos em suas dependências.

Por outro lado, ainda é pequena a quantidade de empresas que possuem programas institucionalizados com escolas formadoras de mão de obra profissional, ou que desenvolvam iniciativas voltadas às áreas de educação em seus diferentes níveis.

Na análise do coordenador da pesquisa, também são contundentes os dados relacionados à oferta e demanda da produção. Ele revela que, a partir dos resultados, é possível indicar com segurança o que está sendo produzido e consumido pelas empresas locais, o que, segundo ele, permite projetar a abertura de novos mercados e investimentos.

A secretária Angela Corrêa explica que o estudo fornece informações, como uma base para as indústrias, quanto às necessidades operacionais e de formação de mão de obra qualificada.

Segundo a secretária, as informações geradas auxiliarão na inserção de jovens e adultos ao mercado de trabalho, garantindo um melhor conhecimento das reais necessidades operacionais do parque industrial

Segundo a secretária, a pesquisa fornecerá dados estatísticos e análises que garantam respaldo científico aos resultados, facilitando o processo de tomada de decisões por parte dos diferentes setores da sociedade e do poder público quanto à definição e implantação de planos, políticas e ações que viabilizem novos investimentos pela iniciativa privada.

Ela lembra que os contatos com as indústrias foram pessoais e estabelecidos pelos pesquisadores do CEPP com apoio da ACIPI- Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, CIESP- Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e SIMESPI- Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Cruz, disse que a pesquisa é uma idéia coletiva entre trabalhadores, empresários e a prefeitura e permite fazer uma radiografia do parque industrial e tecnológico local, que se desenvolveu muito nos últimos anos.

Carlos Copatto explica que fatores como o dinamismo e a importância da indústria de transformação para o desenvolvimento da cidade, a crescente diversificação do parque industrial e sua capacidade de recuperação em momentos de crise, levaram a Prefeitura Municipal a vislumbrar a necessidade de aprofundar o conhecimento desse setor.


           Parceiros destacam a importância da iniciativa

Homero Scarso, gerente regional do Ciesp, enfatiza que o órgão que dirige, enquanto entidade agregadora da indústria, apóia a pesquisa e elogia a iniciativa. Segundo ele, é muito importante que se tenha um mapeamento das prioridades para direcionar políticas públicas e ações conjuntas com a iniciativa privada.

O presidente do Simespi, Tarcísio Angelo Mascarin, afirma que a constituição da Pesquisa Industrial e de Mão-de-Obra de Piracicaba é importante para toda a população.

Para Jorge Aversa Júnior, presidente da Acipi, a pesquisa acontece em momento oportuno e, com certeza, permitirá a criação de novas estratégias que contribuirão com a qualificação profissional e, consequentemente, com a ampliação do parque industrial da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário