terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Obras da nova Central de Fisioterapia entram na fase de acabamento

As obras da sede própria da Central de Fisioterapia e do Programa de Assistência Domiciliar (PAD) estão em fase de acabamento.  A nova unidade está localizada na avenida Piracicamirim, altura do nº 3039. O investimento é de R$ 1,2 milhão.

Segundo informações do setor de engenharia da Secretaria de Obras, falta finalizar o acabamento com serviços de pintura, instalações da rede hidráulica, inclusive água quente e fria da piscina, de louças e metais e alguns itens de elétrica, além de toda parte de aquecimento solar e rede de incêndio.

A Central de Fisioterapia Municipal atende, em média, 3 mil pessoas/mês, com uma equipe composta por cinco fisioterapeutas e 15 estagiários da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) que atendem pacientes de reabilitação e portadores de necessidades especiais. A intenção, além de acomodar melhor a equipe de trabalho, é a contratação de mais fisioterapeutas e estagiários para ampliar a capacidade de atendimento para 5 mil pessoas/mês. Hoje, a Central oferece também terapia em grupo e atividades como a ginástica chinesa “lian gong”.

A nova sede terá 1.500 m2 de área construída em dois andares com total acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. O prédio conta com consultórios, salas de avaliação, sala para terapia em grupo, cinesioterapia, eletrotermofototerapia, atendimento familiar, departamento administrativo, sanitários e vestiários.

A principal novidade é a construção de uma piscina coberta para hidroterapia. Com este recurso, a Central poderá complementar e ampliar a qualidade do tratamento fisioterapêutico oferecido.

Programa de Assistência Domiciliar  Ao projetar o novo prédio da Central, a Secretaria Municipal de Saúde, a exemplo de outros investimentos, planejou a incorporação do Programa de Assistência Domiciliar (PAD), que realiza atividades complementares à rede de saúde.

O objetivo do PAD é atender pessoas que estão acamadas e impossibilitadas de acessar serviços como a fisioterapia. Com a sede própria, o número de atendimentos também deverá ser ampliado.

O PAD realiza 200 procedimentos médicos/mês e cerca de 2300 de enfermagem. Uma equipe multidisciplinar garante o acompanhamento, cuidando de pacientes que precisam de serviços de enfermagem, visitas médicas, fisioterapia motora/respiratória, orientação nutricional, suporte psicológico, imunização, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário