sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Centro de Controle de Zoonoses realiza ação na Rua do Porto

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses estará amanhã, 04 de fevereiro, no parque da Rua do Porto, dando orientações aos munícipes sobre a leptospirose. No ano de 2011 foram confirmados em Piracicaba 10 casos da doença. A ação acontece das 8 às 12h, e tem como objetivo informar a população sobre os riscos à saúde.

O que é leptospirose?

A pessoa fica doente quando entra em contato com água contaminada pela urina do rato, através de ferimentos (cortes, arranhões na pele, e outros), pelas mucosas (boca, nariz, olhos), ou pelo contato prolongado com água contaminada, mesmo sem ter ferimentos na pele. Ingerir alimentos, água e medicamentos contaminados também são maneiras de contrair a doença.

O período de incubação da Leptospirose é de 07 a 14 dias. Os sintomas são dores musculares (principalmente na “batata da perna”), febre, calafrios, dores de cabeça, coloração amarelada na pele, fraqueza, vômitos, hemorragias na pele, mucosas e alteração do volume urinário.

Para se prevenir, a pessoa deve evitar contato com água ou lama de enchentes, esgotos, etc. Se não puder evitar, deve usar luvas e botas de borracha para proteger as mãos e pés. Deve também, jogar fora alimentos e remédios que foram molhados, e ferver ou filtrar a água antes de beber. Fazer o combate de ratos.

Percebendo alguns destes sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) mais próximo ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Lembre-se que é muito importante informar ao médico sobre o contato com água ou lama contaminada.

Dicas:
Mantenha o meio ambiente sempre limpo;
Não acumule lixo;
Não jogue lixo, restos de alimentos e objetos nas beiras dos rios e córregos, terrenos e bueiros;
Mantenha as margens dos córregos e terrenos baldios sempre limpos e mantenha o lixo em lugar alto, colocando-os para coleta pouco antes de o lixeiro passar. 
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário