quinta-feira, 10 de maio de 2012

Começam obras na piscina municipal

As equipes da Secretaria de Obras (Semob) iniciaram neste semana os trabalhos para construção cobertura da arquibancada da Piscina Municipal Dr. Samuel de Castro Neves. Além disso, recepção e parte administrativa serão reformadas. O investimento é de R$ 300 mil, com a Marques Engenharia e Construção responsável. A conclusão está prevista para agosto, se assim as condições climáticas permitirem.

Os trabalhos feitos pela recepção da piscina foram transferidos para onde antes era o vestiário masculino e a entrada, por hora, é feita pelo portão que dá acesso à piscina adaptada e de biribol, cerca de 100 metros a frente da recepção, também na rua Silva Jardim.

Quanto a arquibancada, que tem capacidade para mil pessoas em área de 830m², a cobertura irá servir principalmente aos pais que acompanham as competições promovidas pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam).

Inaugurada em 1976, a piscina foi reformada no final de 2011, quando foram trocados os filtros e bombas. Além disso, foi feito trabalho de paisagismo, nova pintura em todo complexo, obras para contensão de vazamentos e novas raias para a piscina. No ano passado, ainda, foram inauguradas as piscinas adaptada e de biribol. A piscina de biribol é de fibra, aquecida e seu tamanho é de 8,10 por 4 metros, com profundidade de 1,30 metros. A piscina para portadores de necessidades especiais também é aquecida e tem 12,25 por 12,80 metros, com profundidade variável de 0,70 cm até 1,70m.

A piscina olímpica, que mede 50 por 25 metros recebe hoje 1.030 alunos matriculados em 52 turmas de natação e hidroginástica, com aulas oferecidas gratuitamente pela Selam. Além disso, há lista de 700 nomes a espera de uma vaga. Devido a baixa temperatura nesta época do ano, os horários das turmas foram alterados e dividas, com aulas de terça e quinta-feira, e quarta e sexta-feira.

As aulas de hidroginástica têm início às 7h, 7h45, 8h30, 9h15, 15h, 15h45, 16h30 e 17h15 horas. São 400 alunos divididos em dez turmas, com idade que varia entre 30 e 87 anos, e turmas separadas por faixa etária e nível de aprendizado.

Na natação, as aulas são para alunos a partir dos 7 anos ou que tenham mais de 1,30 metros de altura em função da profundidade da piscina. Atualmente são 42 turmas, com horários entre 7 e 18h15, de 3ª à 6 feira. As aulas, abertas para população, visam divulgar, disseminar e dar acesso à prática da modalidade. O aluno pode optar por fazer aulas de 45 minutos, duas vezes por semana.

As turmas são divididas por faixa etária e nível de aprendizado. São três faixas de idade: de 7 a 10 anos, 11 a 13 e mais de 14. Os alunos são trabalhados em cinco etapas: Nível I – adaptação; Nível II – iniciação dos nados de crawl e costas; Nível III – aperfeiçoamento dos nados anteriores, iniciação dos nados peito e borboleta; Nível IV – aperfeiçoamento e condicionamentos para os quatro nados; Nível V – pré-competitivo e competitivo.

ServiçoPiscina Municipal Dr. Samuel de Castro Neves
Informações de 2ª a 6ª feira, das 7 às 17h
Rua Silva Jardim, 687, Bairro Alto, ao lado do Estádio Municipal Barão da Serra Negra
Telefone 3422-1510

Nenhum comentário:

Postar um comentário