quinta-feira, 10 de maio de 2012

Centro de Zoonoses divulga dados da vacinação contra raiva

Segundo dados do Centro de Zoonoses (CCZ), até ontem (dia 09) às 17h foram vacinados 10.388 animais, sendo: zona rural: 4.059 cães/ 673 gatos; zona urbana: 5.011cães/ 645 gatos.

De acordo com Eliana de Carvalho Silva, veterinária e coordenadora do CCZ a meta será vacinar 45 mil animais, até junho, quando finaliza a campanha. Todos os animais com idade superior a 3 meses devem receber a dose da vacina. Lembrando que o Canil Municipal também está vacinando de segunda à sexta das 8h às 17h, na rua dos Mandis, s/nº - Jupiá - telefone 3427-2721.

A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal que acomete animais mamíferos e também o homem. Ela é transmitida por meio de mordidas, arranhões ou lambeduras de cães, gatos e morcegos contaminados. Eliana alerta sobre a importância de intensificar a vacinação de gatos, porque eles têm o hábito de caçar outros animais, entre eles o morcego, principal transmissor da raiva.

Neste ano somente 58 municípios do estado de São Paulo farão a campanha neste primeiro momento, segundo norma técnica enviada pelo Instituto Pasteur, da Secretaria Estadual de Saúde. Na região, apenas 3 municípios realizarão a campanha, além de Piracicaba: Rio Claro, Capivari e Conchal, todos eles com ocorrência de casos de raiva em morcego nos últimos 3 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário