terça-feira, 13 de março de 2012

Prefeitura inicia reforma do prédio do Cedic

O prédio público que abriga o Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic) e a Vigilância Epidemiológica, localizado à Rua do Trabalhado, passará por uma ampla reforma e adaptações. Para que as obras ocorram sem que os serviços prestados sejam prejudicados, os dois setores da Secretaria de Saúde foram transferidos para a Av. Independência, 581. O atendimento no novo endereço acontece desde o dia 5 de março.

As obras na rua do Trabalhado começaram nesta segunda-feira (12) com a demolição de algumas paredes do andar térreo, onde ficava o Cedic. Os três pavimentos passarão pelo mesmo processo para serem reformados. Após a conclusão dos trabalhos, o imóvel também abrigará o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Vigilância Sanitária. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final do ano.

O projeto prevê, ainda, a construção do Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento da Secretaria de Saúde, com anfiteatro para até 100 pessoas, que poderá ser convertido em duas salas com 40 e 60 lugares. O prédio ganhará outras cinco salas, com espaço para 25 pessoas em cada, destinadas a palestras, cursos e reuniões. Todos os banheiros são adaptados para deficientes.

A benfeitoria foi conquistada graças a uma articulação do deputado federal Mendes Thame, que apresentou emenda junto ao Ministério da Saúde à pedido do prefeito Barjas Negri. A partir da emenda, a Prefeitura viabilizou sua aprovação e o Ministério vai liberar R$ 900 mil, com contrapartida municipal de R$ 200 mil.
Segundo o secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, com a reforma, o Cedic terá sua capacidade de atuação ampliada. Hoje, o Centro acompanha cerca de 3 mil pessoas portadoras de DST/Aids, tuberculose, hanseníase ou hepatites virais. Fernando avalia a reforma como positiva, uma vez que todas essas unidades contempladas prestam serviços de destaque para usuários atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O coordenador do Cedic, Moisés Taglietta, ressalta que “a reforma sanará questões de atendimento, por exemplo. Temos quatro enfermarias, mas só duas estão em condições de uso”, conta. Além de permitir o uso de todas as enfermarias, as obras ampliarão o número de consultórios de três para quatro, assim como dobrará o tamanho da farmácia.

A equipe do Cedic é formada por infectologistas, ginecologistas, dermatologistas, pneumologista, enfermeiras, assistentes sociais e psicólogos, o Cedic atende exclusivamente pacientes com doenças sexualmente transmissíveis ou infectocontagiosas. O Centro presta serviços hospitalares a pacientes com Aids e atendimento domiciliar àqueles impossibilitados de locomoção. Além das consultas, exames e fornecimento de remédios, a unidade realiza atividades educativas e trabalho de conscientização de jovens e adultos sobre DST/Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário