segunda-feira, 26 de março de 2012

Prefeitura inaugura Teatro Municipal Erotídes de Campos

Evidenciando o efervescente caldeirão artístico-cultural de Piracicaba, marcado por manifestações em todas as vertentes e oferecendo um novo e bem estruturado palco para que atores, músicos e bailarinos, entre outros, possam apresentar sua veia artística, em um dos pontos mais emblemáticos da cidade, de grande importância turística, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, inaugura o Teatro Municipal Erotídes de Campos, localizado no Engenho Central.

E o dia escolhido para a inauguração não poderia ser mais propício. Trata-se de 27 de março, data em que é comemorado o Dia Mundial do Teatro. “Fizemos questão de inaugurar esse grande marco cultural e artístico de Piracicaba – que é o Teatro Municipal Erotides de Campos – em uma data tão importante, a mesma em que comemorado o Dia Mundial do Teatro e que foi criado, em 1961, o Teatro das Nações, em Paris.

A noite do dia 27 será marcada por apresentações de primeiríssima qualidade de música, teatro e dança. Entre as atrações está a internacionalmente aclamada São Paulo Companhia de Dança, que apresentará o espetáculo Legend, com coreografia de John Cranko. Outra atração será os mundialmente conhecidos bailarinos Ana Botafogo e Helio Bejani, que apresentarão uma coreografia especial. Haverá espaço ainda para a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob regência do Maestro Egildo Rizzi, além da encenação Diálogos de Época, com participação dos atores Carlos ABC e Raul Rozados.

TELÃO COM ATRAÇÕES EM TEMPO REAL
A entrada ao público para a noite de inauguração será gratuita. Porém, como é esperado um público superior aos 422 lugares que o teatro possui, a Prefeitura de Piracicaba disponibilizará uma estrutura do lado de fora do novo espaço, por meio da qual qualquer pessoa poderá acompanhar em tempo real tudo o que acontece no novo teatro.

EXECUÇÃO
As obras foram executadas pela PROENG e a proposta de restauração é do arquiteto Marcelo Ferraz, do Escritório Brasil Arquitetura e inclui, além do restauro do prédio do Armazém 6, os projetos das redes hidráulica e elétrica, acústica, ar-condicionado e iluminação. As intervenções, somando obras, equipamentos e tapeçaria, estão orçadas em R$ 10 milhões. Desse montante, 80% foi bancado pelo Banco Santander. De acordo com o projeto, o Armazém 6 do Engenho Central deu espaço a um amplo teatro, construído em dois pavimentos, além de restaurante e galerias que remontam ao “teatro elisabethano”. Outra novidade é de que o palco interno extrapola a edificação do barracão e formará, com a praça Central do Engenho uma ampla área de atividades culturais.

O projeto foi elaborado lembrando que o restauro deixará as marcas do tempo no galpão e também propondo soluções que permitam revelar o lado industrial da edificação. Conforme o projeto, a “nave central” será a do Teatro, que conta com 422 lugares, divididos nos pavimentos e nas galerias. As demais dependências abrigam, de um lado, restaurante, bar, cozinha industrial, camarins, banheiros e hall e, do outro, sala de atividades multiuso, que pode tanto servir como espaço de ensaios, como para a hospedagem de escolas de música, artes cênicas, danças e outras. O projeto acústico do teatro é de José Augusto Nepomuceno, responsável pela acústica da tradicional Sala São Paulo.

PROCESSO DE OBRAS
Apresentadas oficialmente à imprensa e aos munícipes em novembro de 2009 pelo prefeito Barjas Negri e pelos secretários municipais Rosângela Camolese, da Ação Cultural, Arthur Ribeiro, de Obras, além do presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba João Chaddad, as intervenções foram iniciadas em março de 2010.

De acordo com o prefeito Barjas Negri, compõem o seu programa de governo investimentos na recuperação do Engenho Central. “Porém, o mais fundamental foi o acordo com a família Silva Gordo, que garantiu a posse definitiva do imóvel. A Prefeitura já vinha investindo anualmente recursos para recuperar o Engenho, como a primeira etapa da infraestrutura, reforma dos sanitários e restauro do Armazém 14”, explica o prefeito.

Todas as intervenções já realizadas no local, como a reconstrução do piso, com tubulações subterrâneas, reformas dos Armazéns 14 e 14A – e, futuramente, o barracão 10 e a construção do Museu do Açúcar, que ocupará os barracões 7A, 7B e o 5 –, têm como objetivo a permanência do espaço como um local agradável.

SERVIÇO
Inauguração do Teatro Municipal Erotídes de Campos. Terça-feira, 27, às 20h, na avenida Maurice Alain, 454, Parque do Engenho Central. Para mais informações, o telefone é (19) 3403-2600.

Nenhum comentário:

Postar um comentário