sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Escolas de samba fazem a festa no domingo

Nove agremiações carnavalescas desfilam neste domingo, a partir das 17h, na avenida Armando de Salles Oliveira. São cinco escolas concorrentes, uma pleiteante e três blocos.

Outras novidades em relação ao ano passado são a colocação de dois carros de som para auxiliar na montagem das escolas e a arquibancada com capacidade de 1.000 pessoas que fica no trecho da avenida entre as ruas Prudente de Moraes e Voluntários de Piracicaba.

A abertura está marcada para as 17h, com o desfile do Carro da Realeza (o Rei Momo Diego Delfino de Campos, a rainha Marinara Franceline Rodrigues Ocanha e as princesas Jacqueline Cristina Rodrigues e Marcela Franceline Rodrigues Ocanha), seguido pelos três blocos: Prevenção, Torcida Esquadrão (do XV de Piracicaba) e Bloco da Ema. Na sequência, entra a escola pleiteante deste ano, a Amigos da Zona Oeste.

A primeira concorrente deve entrar na avenida às 20h30. É a Estrela de Prata, que conta o enredo A Magia das Comemorações. A escola do bairro Mario Dedini, que foi vice-campeã em 2011, lembra as grandes festas que acontecem ao longo do ano, do Dia da Consciência Negra, com menção a Zumbi, até o Natal. Fundada em 2007, a agremiação que tem as cores azul e branco e uma estrela como símbolo, conta com duas mulheres (Bene e Gláucia Toledo) como presidente e vice. Sai com 350 integrantes, divididos em nove alas, com três carros alegóricos e 50 ritmistas na bateria comandada por Mestre Wilson.

A segunda a entrar na avenida, por volta das 21h40, é a Pérola Negra, que representa a comunidade do Jardim Gilda. Este é o primeiro ano que a escola disputa o título. No ano passado foi prejudicada pelo temporal que caiu durante seu desfile e que danificou alguns carros e boa parte das fantasias. Neste ano, esperando melhor sorte, vem com Madrinha Eunice: da Lavoura ao Sambódromo. Lembra uma moradora de Piracicaba que se envolveu com os carnavais de Rio de Janeiro e São Paulo, a ponto de ser uma das fundadoras da Lavapés, primeira escola de samba paulistana. O presidente é José Luiz Teodoro, ex-presidente doTreze de Maio. Terá 300 integrantes nas 12 alas e quatro carros alegóricos. A bateria, comandada por Mestre Alan, traz 50 ritmistas.
Terceira da noite, com entrada prevista para as 22h50, a Ekyperalta é hoje a agremiação mais antiga de Piracicaba, fundada em 1974. Traz o enredo Peralta é só alegria, com os clubes na folia. O samba-enredo destaca várias associações tradicionais de Piracicaba, como Ítalo Brasileiro, Cristovão Colombo e Treze de Maio. São 320 componentes em sete alas e quatro carros alegóricos. A bateria de Mestre Nisso conta com 60 ritmistas. Com as cores preto, branco e laranja e o garoto peralta como símbolo, a Ekyperalta tem sete títulos no Carnaval piracicabano, mas não vence desde 2007.

A penúltima a desfilar, à meia-noite, é a Amigos da Rua do Porto, outra estreante como concorrente. A escola, fundada há três anos, renova a tradição da Beira Rio, que desfilou até os anos 90. O enredo é Dos batuques do Zumbi, a Rua do Porto traz seu Quilombo na Avenida. Traz 370 integrantes em sete alas e três carros alegóricos. As cores são vermelho e branco e o símbolo tem dois peixes e uma coroa. O mestre de bateria é Paulo Henrique, também vice-presidente.

Encerrando a festa, a campeã do ano passado, a Caxangá, deve começar à 1h10 seu desfile com o enredo Piracicaba. A vermelha e branco destaca na avenida desde Antonio Correa Barbosa, o fundador da cidade, passando por Prudente de Moraes, o primeiro presidente civil, até chegar ao XV de Novembro. Trará 300 integrantes e quatro carros alegóricos. A bateria de Mestre Jonas traz 50 integrantes. O casal de porta-bandeira, Rogério e Maria, é outro destaque É a escola com o maior número de títulos, 12 no total, sendo quatro consecutivos desde 2008.

Cada escola terá uma hora para desfilar. A apuração está marcada para as 15h de terça-feira, na Estação da Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário