terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vistorias em vans escolares: prazo se encerra na próxima 3ª feira (31)

O prazo da primeira vistoria anual das vans escolares, quando os técnicos recebem os veículos no Departamento de Transporte/Divisão de Vistorias de vans e táxis para avaliação, se encerra na próxima terça-feira (31). O procediumento é realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) e os veículos aprovados ganham adesivos de identificação dianteira e traseira.

Na vistoria, os condutores de vans deverão apresentar documento do veículo original licenciado em 2.011; ISSQN de 2.011 em dia; taxa de vistoria; atestado de revisão dos freios, expedido por empresa especializada e Certificado de Verificação do equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo. Deverão ainda providenciar a retirada dos selos de vistoria do semestre anterior, para ser aplicado o novo adesivo para o 1º semestre de 2.012.

A taxa deverá ser paga na Prefeitura, na Divisão de Tributos Diversos. Para os condutores que não se apresentarem com seus respectivos veículos no prazo estabelecido, estarão sujeitos as infrações estabelecidas nos artigos 167, 168, 230, VIII e XX, 231, VII e 237 do C.T.B. (multa de R$ 85,00 e apreensão do veículo, além de perder 4 pontos na sua Carteira de Habilitação). As vistorias serão realizadas na Avenida Comendador Luciano Guidotti, 1446, bairro Verde, das 8h30 às 11 horas e das 13 às 16h30.

O secretário de Trânsito, Paulo Prates, explica que o adesivo autocolante permite que os pais de alunos, além dos agentes de trânsito, reconheçam se a van escolar está habilitada para trabalhar. O adesivo tem data de validade, com cores diferentes a cada semestre.

O transporte escolar conta com aproximadamente 200 veículos cadastrados, que além de precisarem passar por vistoria semestral, devem estar em dia com a taxa anual do alvará de circulação e vistoria final da Ciretran. 

De acordo com o secretário, durante a fiscalização são analisados itens de segurança como direção, suspensão, lataria, assoalho, banco, tapeçaria, pneus, equipamentos de segurança, sistema de escape, freios, sinalização e tacógrafo.

Transporte escolar- Prestado por empresas individuais e coletivas, por profissionais autônomos ou estabelecimentos de ensino, o transporte escolar no município é gerenciado e fiscalizado pela Semuttran, através dos agentes de trânsito, que têm a incumbência de cadastrar os permissionários e condutores de veículos, como vans e taxis e fiscalizar o cumprimento das normas regulamentares pertinentes ao serviço.


Outras recomendações são observar o veículo a ser utilizado no transporte, quanto às condições de manutenção, higiene e conservação e estado dos pneus; verificar atentamente o contrato de prestação de serviço; ficar atento aos seus direitos e deveres e caso a escola tenha convênio com algum motorista, é direito dos pais optar por contratá-lo ou não.

Para tirar as dúvidas a Semuttran está à disposição pelos fones 3401-1110/3401-1111, com Fernando. Caso o veículo não apresente o selo de certificação, a população pode também ligar para o SIP 156.

Cronograma de vistoria escolar
 
Placa (final)
              
Data
 
7,8,9 e 0
 
 23/01 à 31/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário