Pela sexta vez consecutiva, Piracicaba se revela campeã dos Jogos Regionais, participando do pódio em 38 das 41 modalidades esportivas disputadas. O brilhante êxito é resultado de uma profunda mudança filosófica e na forma de organização do esporte competitivo na cidade.
Desde o início do meu trabalho como secretário de Esportes junto ao governo Barjas Negri temos defendido insistentemente a construção de uma verdadeira universalidade dos esportes para formação de atletas de alto padrão, com dirigentes e treinadores comprometidos com essa proposta.
Convidamos, então, para trabalhar conosco, profissionais gabaritados, com larga experiência em competições e dispostos a desenvolver nossos jovens, desde o nível de base até o avançado, para que alcançássemos esse estágio de desempenho. O poder público não poupou esforços para dar todas as condições estruturais a esse trabalho.
Foram reformados, ampliados e construídos muitos espaços físicos, habilitando-os para uma variada gama de modalidades esportivas. Firmamos parcerias com instituições esportivas da cidade, com apoio financeiro do poder público. Selamos convênios com escolas e universidades, que permitiram a relação revolucionária entre esporte e educação, fundamental para a formação da cidadania.
Criamos centros de apoio, com fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e professores em fisiologia do esporte entre outros. Estabelecemos ainda convênios médicos para as equipes com importantes instituições de saúde da cidade.
Paralelamente, desenvolvemos campanhas de incentivo para que os jovens e adolescentes se despertassem para o renascimento do esporte competitivo. Deixamos claro que os atletas que se destacassem nesse cenário teriam a cobertura adequada para levar adiante seu talento, e oferecemos a eles as melhores condições para que pudessem defender Piracicaba.
O resultado dessa reorganização foi uma profusão de medalhas, a revelação dos nossos atletas e o ingresso de Piracicaba no eixo esportivo nacional, sediando competições estaduais, como Jogos Regionais, Abertos, Jogos do Idoso etc.
Para nos mantermos no cenário esportivo é fundamental que o trabalho de aprimoramento e renovação dos competidores seja permanente, o que é possível graças ao Projeto Desporto de Base (PDB), que dispõe de núcleos esportivos em todas as regiões da cidade.
Contamos com centros de excelência de taekwondo, tênis de mesa, ginástica artística, ginástica rítmica e, em parceria com o Estado, de atletismo, que também trabalha em conjunto com o Sesi. Nesses centros afloram talentos não só para defender Piracicaba, mas também, representar o Brasil em competições internacionais. Essa amplitude de atuação reforça a necessidade de aprimoramento permanente.
Graças ao sucesso do nosso trabalho, pode-se dizer que, paralelo ao trabalho oficial, tem se fortalecido um movimento espontâneo na cidade, espelhado no sucesso dos atletas vitoriosos. Eles se tornaram exemplos às crianças, motivando-as a prática esportiva, o que amplia a possibilidade de surgir novos talentos no horizonte.
Está previsto para um futuro breve a construção de um centro desportivo, destinado a atletas paraolímpicos. Nas competições de Pessoas com Deficiência (PCD) Piracicaba é referência. O trabalho se completa com os campeonatos da terceira idade, nos quais Piracicaba é sempre a favorita ao título.
Não há milagre. Há apenas uma visão de mundo e o trabalho determinado para se alcançar um objetivo. Nosso objetivo inicial era colocar nossos jovens em condições de participar das grandes competições realizadas no país. O que era apenas um sonho se configura um fato, que exige continuidade, norteada pela convicção de que o desenvolvimento social de uma cidade deve estar em sintonia plena com o desempenho cultural, educacional e esportivo de seus jovens.
Pedro Mello é secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário