quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Núcleo de Educação Ambiental recebeu mais de 150 mil pessoas em 2011

Um público de 158.089 pessoas, em sua maioria estudantes, participou das atividades de educação e informação ambiental, desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Paraíso da Criança e no Parque do Mirante, em 2011. O número representa um aumento de 41% em relação a 2010, que foi de 112.025 mil pessoas.

A maior concentração de visista se deu durante o evento Fauna e Conservação, no Zoológico Municipal, com 97.252 pessoas, seguido de atividades diversas nas duas unidades, sempre abordando temas ambientais, como Resíduos Sólidos; Água e História, no Parque do Mirante e Arborização Urbana.

O Núcleo de Educação Ambiental formado por uma equipe de educadores ambientais, atua desde 1996 na Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), sediado no Paraíso da Criança, e no Parque do Mirante desde agosto de 2010. O público alvo são escolas e professores interessados em desenvolver um projeto ambiental devem entrar em contato pelo telefone 34179494 ou pelo e-mail neasedema@piracicaba.sp.gov.br.

Entre os principais objetivos do NEA está o planejamento e a execução de projetos, programas e intervenções de Educação Ambiental com o propósito de auxiliar nos programas da SEDEMA relacionados à Arborização Urbana, Resíduos Sólidos e Políticas Públicas, com temas relacionados aos Recursos Hídricos e à Biodiversidade. Após a aprovação do PMEA – Política Municipal de Educação Ambiental em 2010 o NEA passou a compor o GMEA – Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental.

Principais ações do NEA:

Entre as principais atividades do Núcleo estão monitoramento de visitas a grupos previamente agendados ao Parque do Mirante e Zoológico Municipal; visitas orientadas ao Parque do Mirante e Zoológico Municipal no Programa Cultura é Currículo – Projeto “Lugares de aprender: a escola sai da escola”; Aviário (Zoológico Municipal) - Campanha Permanente contra o Tráfico de Animais Silvestres e Manutenção de Animais Silvestres em Cativeiro; palestras e intervenções em escolas e grupos comunitários; planejamento e desenvolvimento do ANIMAFÉRIAS - Curso de Férias no Zoológico Municipal de Piracicaba; apoio em ações e programas para destinação adequada de diferentes resíduos: Coleta Seletiva, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha, remédios vencidos, pneus e entulhos; participação na edição de cartilhas voltadas a temas ambientais - “Meio Ambiente, cuidando ele fica inteiro”; “Repensando os processos de educação ambiental no ensino básico”; “De olho na bacia”; parceria com Diretoria de Ensino/ Região Piracicaba, Esalq/USP, USP - Recicla e Secretaria Municipal de Educação, o NEA ministra cursos de formação de Professores; Participação e apoio na organização de eventos: SIMAPIRA – Semana Integrada de Meio Ambiente de Piracicaba e a I Exposição Ambiental de Piracicaba.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário