O 2º Seminário Técnico sobre a Hidrovia Tietê- Paraná, realizado ontem em São Pedro, mobilizou lideranças da região para que cobrem da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo agilidade na aprovação do primeiro edital da barragem de Santa Maria da Serra. O edital de revisão do projeto básico, executivo e licenciamento ambiental da barragem, orçado em R$ 17 milhões, depende de análise da Secretaria de Energia para ser publicado. O cronograma das obras foi apresentado pelo diretor do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, Casemiro Tércio Carvalho. No encontro, o deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB) fez um apelo para que todas as autoridades enviem e-mail para a Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, solicitando a devida atenção a essa aprovação.
“O ponto que é hoje nosso caminho crítico é a aprovação do edital pela Secretaria de Energia. É aí que está parado. Precisamos mostrar ao secretário que este é, sem dúvida, o projeto que tem o melhor custo benefício do país. Um trem bala custa quase R$ 70 bilhões. Este projeto é R$ 1,5 bilhão e os impactos positivos são extraordinariamente maiores, são dez vezes maiores: no ambiente, na redução de pessoas sofrendo acidentes nas rodovias, na criação de empregos com o turismo. Além da barragem e do porto de Ártemis, podemos ter um retroporto com distritos industriais de empresas que necessitam dessa logística mais barata para distribuição de produtos. Os impactos são muito maiores do que imaginamos”, declarou Mendes Thame.
Para verificar o andamento dos projetos e das obras, os municípios de São Pedro, Piracicaba e Santa Maria da Serra criaram Comissões de Acompanhamento e Avaliação dos Investimentos em Obras na Hidrovia Tietê –Paraná. O decreto que criou a comissão em São Pedro foi anunciado ontem. No município, o grupo é presidido pelo engenheiro Sérgio Silva, que ressaltou a importância das autoridades acompanharem de perto a obra mais aguardada de todos os tempos, que vai impulsionar o desenvolvimento de toda a região.
“É nossa obrigação acompanhar esta obra para não perdermos as oportunidades que ela trará para nossa região”, acrescentou o prefeito Eduardo Modesto.
O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, falou, como representante do Executivo da região, que a barragem é um empreendimento complexo, o que justifica a preocupação de todos. “Temos que conhecer o projeto, saber suas vantagens, fazer um trabalho de mobilização para que se acelere. Por isso, os prefeitos montaram a comissão de acompanhamento em Piracicaba, Santa Maria da Serra e São Pedro.”
O encontro reuniu mais de 250 pessoas, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, sindicalistas e empresários, entre outras autoridades da região.
A organização do 2º Seminário Técnico foi do deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB), em parceria com o prefeito de São Pedro,Eduardo Modesto, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e a Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Investimentos em Obras na Hidrovia Tietê-Paraná, que tem como coordenador geral o secretário de governo de Piracicaba, José Antonio de Godoy.
*CRONOGRAMA* - O diretor do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, Casemiro Tércio Carvalho, explicou aos presentes as vantagens de investir no transporte hidroviário, ressaltando que o Orçamento de 2012 reserva R$ 236 milhões para a Hidrovia Tietê-Paraná. A assinatura dos termos de compromisso será feita em março. A lista de obras em andamento inclui ampliação dos vãos das SPs 333 e 425, proteções nas SPs 255, 333 e 425, eliminação de pontos altos em Igaraçu e o CCO (Centro de Controle Operacional).
Está programada ainda para este ano a licitação das pontes na SP-191, em Tietê e Piracicaba, além de licitações para barragens – incluindo a de Santa Maria da Serra – e do Porto de Ártemis.
A licitação da obra para a barragem de Santa Maria da Serra, orçada em 280 milhões, está prevista para fevereiro de 2013.
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