quinta-feira, 28 de junho de 2012

IPPLAP conclui Inventário e Mapeamento de Patrimônio Imaterial.

O Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba – Ipplap, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico concluiu na última semana o Inventário e Mapeamento de Patrimônio Imaterial de Piracicaba. O trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo - Setur.

O inventário servirá de base para elaboração do Guia Turístico das Festas em Piracicaba, que será editado pela Setur.

Para realizar o trabalho, conforme explica o arquiteto Marcelo Cachioni, coordenador do processo, foi feito um mapeamento para identificar territorialmente onde são realizadas as manifestações culturais mais significativas e tradicionais da cidade, entre Festas, Eventos e Tradições Populares. O método utilizado para o inventariação foi o português. “Além do mapeamento, os bens culturais imateriais foram inventariados em fichas que seguiram modelo português, com campos relacionados a: mapa; descrição; contexto espacial; histórico; registros gráficos, sonoros ou audiovisuais; transmissão do bem; pesquisas relacionadas, etc.”

Os bens relacionados entre Festas, Eventos e Tradições Populares são: Batuque de Umbigada, Congada, Cururu, Samba-lenço, Festa do Divino, Festa de São João de Tupi, Festa do Milho, Festa da Polenta, Festa da Cucagna, Paixão de Cristo, Salão Internacional de Humor, E. C. XV de Novembro e modo de fazer os ‘Bonecos do Elias’, entre outros.

Cachioni explica que o registro de bens culturais imateriais tem recebido, atualmente, atenção especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN e Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico, e Turístico - CONDEPHAAT , além do tombamento de bens materiais e naturais. “Já foram registrados pelo órgão federal alguns bens culturais importantes como: a Festa do Divino de Pirenópolis, Frevo, Tambor de Crioula, Feira de Caruaru e Roda de Capoeira, entre outros.”

A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados -que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.

Segundo o IPHAN o Registro (não Tombamento) de bens culturais de Natureza Imaterial “corresponde à identificação e à produção de conhecimento sobre o bem cultural. Isso significa documentar, pelos meios técnicos mais adequados, o Patrimônio Imaterial no Brasil: legislação e políticas estaduais, passado e o presente da manifestação e suas diferentes versões, tornando essas informações amplamente acessíveis ao público - mediante a utilização dos recursos proporcionados pelas novas tecnologias de informação”.

Inscrições para cursos gratuitos da Semtre se encerram nesta 6ª feira

Nesta 6ª feira (29) se encerram as inscrições para os cursos gratuítos de qualificação profissional para trabalhadores cadastrados no Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), em convênio com a Fundação Municipal de Ensino (Fumep).

Serão oferecidas 76 vagas nos cursos de Assistente Administrativo (30); Almoxarife (30) e Instalações Elétricas (16), para trabalhadores desempregados ou que desejem se requalificar, com 16 anos completos na data da inscrição e Ensino Fundamental completo. A seleção será feita por ordem de cadastro e análise dos demais documentos.

O trabalhador deverá se cadastrar/inscrever no CAT (Rua: Voluntários de Piracicaba nº 728–Centro), levando a Carteira de Trabalho (original), RG, CPF e comprovante de escolaridade (original e cópia). As aulas iniciam dia 6 de agosto, com término previsto para outubro e novembro, na Fumep (Avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560).

A secretária Ângela Corrêa explica que o objetivo em oferecer os cursos é qualificar o trabalhador por perfil, identificando algumas áreas nas quais há a necessidade de aprendizado, proporcionando e estimulando a qualificação e a sua entrada no mercado de trabalho.

Cursos
Nº. Vagas
Horário
Início/Término
Carga Horária
Assistente Administrativo
30
19 às 23 horas- as 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras
06/08 – término em novembro
160 horas/aula
Almoxarife
30
19 às 23 horas- as 2ªs, 5ªs e 6ªs feiras
06/08 – término em novembro
160 horas/aula
Instalações Elétricas
16
19 às 23h-2ªs, 3ªs e 6ªs feiras
06/08 – término em outubro
120 horas/aula

Inscrições abertas para o 10º Salãozinho de Humor

Que tal aproveitar as férias escolares de julho para desenhar? Esta é a proposta que o Salão Internacional de Humor de Piracicaba faz aos estudantes de todo o país, matriculados na rede pública e privada de ensino. Em 2012, o tradicional e maior evento do gênero no Brasil realiza a décima edição do Salãozinho de Humor, que pode contar com a participação de crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos. As inscrições estão abertas e seguem até 10 de agosto.

Participar do 10º Salãozinho de Humor é fácil. Basta retirar a ficha de inscrição no site e depois enviar pelos Correios até dois trabalhos que sejam produzidos nas categorias de humor charge, caricatura, cartum ou história em quadrinhos (leia mais abaixo).

O tema é livre e o formato deve ser o A4 (210 x 297 milímetros). É essencial que os desenhos sejam elaborados apenas pelo estudante, sem a ajuda de familiares, professores ou amigos. Atenção: a organização não aceita cópias ou plágios de trabalhos publicados ou não, que são desclassificados automaticamente.

Os interessados devem incluir no verso da folha o nome completo do autor, idade, data de nascimento, endereço completo, nome do pai ou responsável, escola, série, telefone e endereço de e-mail.

Duas são as categorias presentes no Salãozinho: 7 a 10 anos e 11 a 14 anos. Os três primeiros colocados em cada uma delas recebem troféu e o Salãozinho vai conceder ainda duas menções honrosas.

A exposição das obras selecionadas será aberta no dia 25 de agosto, mesma data de abertura do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, e permanece em cartaz até 14 de outubro, no Engenho Central de Piracicaba.

Os nomes que fazem parte do júri de seleção e premiação desta edição são Marilu Trevisan (artista plástica), Danilo D'Angeli (arte educador) e Willian Hussar (cartunista).

Desde o ano passado, o CEDHU Piracicaba firmou parceria com a Diretoria de Ensino de Piracicaba, que permitiu a realização de oficinas de arte para capacitação de professores e o incentivo à participação de todas as escolas da rede (que compreende Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro).

Para a décima edição estão previstas, em datas a serem definidas, a oficina Introdução ao Desenho de Humor, em parceria com as Oficinas Culturais Carlos Gomes de Limeira, com alunos de 8 a 12 anos, sob a orientação do professor Dimas Restivo; e oficinas de desenho aos sábados e domingos, em Piracicaba, com Danilo D´Angeli.

Entenda a diferença das categorias
Charge – é a piada desenhada sobre fatos atuais. A charge é fruto do seu tempo e precisa que o sujeito que recebe a mensagem tenha informações anteriores sobre o assunto abordado.
Cartum – é uma piada de situação ou, em outras palavras, a piada solta. O assunto abordado não precisa estar ligado aos acontecimentos do momento, ou seja, se alguém ver o desenho hoje ou daqui a alguns anos, a piada não perderá a graça.
Caricatura – é o desenho de personagens da vida real com traços exagerados, como políticos, esportistas e celebridades da televisão.
Histórias em quadrinhos e tiras – são estórias contadas em uma sequência de imagens (quadros).

SERVIÇO – Inscrições para o 10º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Até 10 de agosto. Informações e envio de trabalhos: CEDHU Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba-SP – CEP 13405-123). Informações: (19) 3403-2615

Exames laboratorias crescem 115%

A Secretaria Municipal da Saúde fechou nesta semana balanço sobre o crescimento no volume de exames laboratoriais nos primeiros cinco meses deste ano, foram 487.038 procedimentos. Esse número representa 115% a mais comparado ao mesmo período do ano de 2004, quando o foi de 226.253.

O número de exames cresceu, de acordo com dados do Serviço de Avaliação e Controle (SAC), principalmente após a reforma do laboratório e também a ampliação da Atenção Básica, com a construção de novas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). O secretário Fernando Cárdenas explicou que “nosso serviço de Laboratório Municipal é referência para a cidade e dá suporte às Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, prontos-socorros (UPAs), serviços de referência em DST/HIV/AIDS, Saúde da Mulher e do Centro de Especialidades”.

Outro trabalho importante foi a ampliação da oferta, agilidade e qualidade de exames realizados na Rede Municipal de Saúde. Exames como sangue, urina, fezes, AIDS, microbiologia, hormônios, entre outros, são realizados rapidamente. Eles permitem maior eficiência no sistema de saúde e auxilia o médico para um diagnóstico mais preciso e agilidade no encaminhamento para um tratamento adequado.

Para o secretário, a ampliação do número de exames significa que se melhorou e agilizou o atendimento à população que utiliza o SUS (Sistema Único de Saúde) na Rede Municipal de Saúde. Sobre o aumento, Fernando disse que foram 27% em relação a 2008 (382.930 procedimentos).

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Evolução do número de exames laboratoriais*
2004
226253
2008
382930
2011
415603
2012
487038
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
*janeiro a maio



Serviço
Laboratório Municipal de Piracicaba
Rua Dom Pedro I, 817 – Centro
(Anexo ao Centro de Especialidades Médicas – Atrás do Mercado Municipal)
Telefone: 3437-7620

1ª Fetur acontece sexta-feira e sábado

Acontece na sexta-feira (29) e sábado (30), no entorno do Casarão do Turismo, localizado na Praça dos Artistas, na Rua do Porto, a 1ª edição da Fetur – Feira Regional do Turismo de Piracicaba.

O evento contará com estandes de cidades que vêm apresentar seus atrativos turísticos, além de estandes do trade (hotéis, agências) turístico, de universidades e escolas profissionalizantes que têm cursos na área.

No total serão 30 estandes. Cidades como Embu das Artes, São Pedro, Brotas, Águas de São Pedro estarão presentes e também representantes do Circuito das Frutas e da Mantiqueira, além dos Circuitos que Piracicaba faz parte (Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia, o Caminho do Sol e o Corredor Turístico).

Na programação, além dos estandes, estão previstas apresentação das Orquestras de Viola Masculina e Feminina na abertura do evento, na sexta-feira (29) e apresentações artístico-culturais (cururu e danças típicas tirolesas) no sábado (30). Na sexta-feira a Feira acontece das 18h às 22h e no sábado, das 10h às 18h.

A realização da Fetur é feita em parceria com Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, por meio de convênio de repasses de recursos, com o objetivo de divulgar os circuitos e cidades da região.

Display turístico será inaugurado durante o lançamento da Feira

Um display turístico - com a imagem de um casal de caipirinhas, para que turistas coloquem o seu rosto, tirem uma foto e levem uma lembrança de Piracicaba ao final do passeio - será instalado no entorno do Casarão do Turismo.

A novidade, que também pode receber o nome de painel ou um grande cartão-postal, será mostrado ao público na abertura oficial da Fetur, que acontecerá às 20h. Ele estará estrategicamente posicionado para que tenha a imagem do rio Piracicaba ao fundo.

Este tipo de display está presente em várias cidades turísticas e também em parques temáticos, conforme explica Rose.

Livro sobre patrimônio natural será exposto durante a Fetur

O recém-lançado livro “Patrimônio Natural – 3 roteiros em São Paulo”, organizado por Ana Maria Xavier e Simone Scifoni e editado pela Via das Artes, será exposto, em estande próprio na 1ª Fetur.

O livro, que conta com três possíveis roteiros de patrimônio natural no Estado de São Paulo, traz fotos de Piracicaba e alguns dos seus patrimônios naturais, como o Tanquã, o Horto Florestal, a Pedreira do Bongue e o Salto do Rio Piracicaba. Neste Roteiro, além de Piracicaba, estão as cidades de Rio Claro, Itirapina, Torrinha, Brotas, Jaú e Dois Córregos. O roteiro 2 traz imagens e texto sobre as cidades de Araraquara, Descalvado, Pirassunga, Porto Ferreira, Araras, Mogi Mirim, Analândia e São Carlos. O roteiro 3 retrata o patrimônio natural de Santa Rita do Passa Quatro, Luiz Antônio, Guatapará, Sertãozinho, Ribeirão Preto, Batatatis, Patrocínio Paulista, Franca, Brodowski e São Simão.

186ª Festa do Divino começa no domingo

Começa no próximo domingo (1º de junho), com missa no Largo dos Pescadores e derrubada e bênção dos barcos no Rio Piracicaba e também bênção das bandeiras, a 186ª edição da Festa do Divino, uma das festas mais tradicionais da cidade, que alia fé, religiosidade e solidariedade. A missa está marcada para as 9h.

Nos dias subsequentes é a programação religiosa que marca a Festividade, que terá como festeiros o senhor Virgílio Carraro e a Sra. Mayara Ap. Satolo Carraro, responsáveis por auxiliar na divulgação e organização do evento.

Além da programação religiosa, a programação inclui festanças folclóricas, grupos de viola, leilões e comida das boas, como leitoa, frango a passarinho e cuscuz. A programação festiva acontece a partir do dia 5.

A Festa tem organização da Irmandade do Divino Espírito Santo, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Terminais Central e Pauliceia estão em obras

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) iniciou, simultaneamente, a reforma nos banheiros dos terminais Central e Pauliceia neste mês de junho. O objetivo é proporcionar conforto e higiene aos usuários do sistema de transporte coletivo urbano.

Com obras bem adiantadas, no TCI a reforma acontece nos sanitários que atendem a entrada da rua Dom Pedro. Até a conclusão desta etapa, os usuários têm a opção de utilizar os sanitários da entrada principal, pela praça Ennes da Silveira Mello. No momento, o contrapiso está sendo preparado para receber o revestimento e as peças sanitárias.

A Construtora Unaí responsável pelas reformas, trabalha paralelamente na reforma dos banheiros e do refeitório dos motoristas do Terminal Pauliceia (TPA).

O investimento total para as obras nos dois terminais é de R$ 165 mil e incluirá substituição dos vasos sanitários e instalação de mictórios em louça, válvulas de descarga e torneiras antivandalismo, divisórias em granito, piso em porcelanato e barramento em aço inox nos sanitários para deficientes. Também haverá troca de todas as portas, revestimentos, encanamentos e instalação de secadores de mão.

De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Prates esses investimentos visam a melhoria na qualidade dos serviços, conforto aos usuários e funcionários que utilizam os espaços diariamente. Ele enfatizou também que já teve início a instalação do novo sistema domo.

O domo de iluminação natural e ventilação da cobertura do TCI estão sendo instalados pela empresa Verssat Indústria e Construção Ltda. O valor desta obra é de R$152.656,50 e a obra tem prazo de execução para 30 dias.

Nova estrutura elétrica e de som
Está em licitação a nova estrutura elétrica e o sistema de som no Terminal Central, com investimento de mais 178 mil. Essa etapa prevê a substituição da instalação elétrica (iluminação e energia), de som e de transmissão de dados (informática) para o Terminal Central de Integração.

O novo sistema de iluminação será implantado a partir da elaboração de um projeto da Semuttran – com a troca do quadro de força, luminárias, implantação de novos pontos de iluminação, melhorias no sistema de distribuição de rede elétrica e readaptação do sistema de som.

A proposta é livrar o TCI dos atuais problemas de desconforto pela baixa luminosidade nos períodos noturnos, ocasionados pela queima constante de lâmpadas, muitas vezes em função da fiação antiga. Essa obra tem prazo de 90 dias para conclusão e o investimento é de R$ 178 mil.

Obras no Parque da Rua do Porto estão em fase de conclusão

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) segue com as obras no Parque da Rua do Porto. Neste pacote está incluído a construção de sanitários, academia para cadeirantes e ampliação da iluminação, obras sob responsabilidade da GAG Construtora. Até o final de julho todas as benfeitorias estarão concluídas, se assim as condições climáticas permitirem.

A iluminação está sendo ampliada, com a instalação de dez luminárias do tipo bola. Com área de construção de 40m², sanitários para uso feminino e masculino adaptados para cadeirantes estão em fase de acabamento. No momento são assentados pisos e azulejos. Os banheiros estão localizados próximos a academia de ginástica ao ar livre.

Na mesma área ficará a Academia Para Especiais (APE), destinada para adultos cadeirantes. Será construído espaço de 280m² em piso de concreto, com rampa de acessibilidade. Para conclusão das obras, resta apenas a instalação do corrimão metálico. A APE será composta por dez aparelhos: supino (fortalece os grupos musculares dos peitorais e ombros e as articulações dos ombros e braços), alongador (alonga as articulações dos membros superiores, cintura escapular, tronco e cintura pélvica), remada (fortalece os grupos musculares e articulares dos braços e costas), desenvolvimento (fortalece os grupos musculares e articulações dos antebraços, braços, ombro e peito), voador peitoral (fortalece os grupos musculares do peito, ombros e braços), voador dorsal (fortalece os grupos musculares das costas, ombros e braços), puxador alto (fortalece os grupos musculares e articulares dos antebraços, braços, costas e ombros), rotação dupla vertical (fortalece os membros superiores, melhorando a coordenação motora e as articulações dos ombros, cotovelos e punhos), rotação dupla diagonal inclinada (fortalece e aumenta a mobilidade das articulações dos ombros, cotovelos e punhos) e rotação vertical (fortalece as articulações dos ombros, cotovelos e punhos, melhorando a coordenação motora e a amplitude articular).

O total investido pela Prefeitura nas três benfeitorias não chega a R$ 100 mil.

O Parque da Rua do Porto, é um dos centros de lazer que mais reúnem piracicabanos em busca de uma vida saudável. No início das manhãs e finais de tarde a pista de caminhada, com dois quilômetros de extensão, fica repleta. Para melhor receber os esportistas, a atual administração também instalou uma academia para a terceira idade, reformou sanitários, melhorou a iluminação, construção do Farol da Segurança, quiosques e, mais recentemente, instalação de aspersores de água para refrescar os usuários da pista de caminhada ampliada na atual gestão.

Varejão da Vila Rezende recebe denominação

Nesta quinta-feira (28), às 9h, acontece a solenidade de denominação do Varejão Vila  Rezende que passa a ser chamado de “Sandra Maria Corrêa - Sandra Frutas”, de acordo com a lei municipal nº 7.257, de 22 de dezembro de  2011.

O equipamento localizado na avenida João Teodoro, esquina com rua Osvaldo Cruz, é um dos mais antigos da cidade, funcionando desde maio de 1987. Comercializa por semana entre 16 a 18 toneladas de alimentos, atendendo além da Vila Rezende, Nova Piracicaba, Jardim Monumento, Jardim São Pedro, Areião, Nho Quim e bairros vizinhos. Toda quinta-feira, das 5h às 11h, cerca de 16  mil pessoas se abastecem nesse espaço.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, no Varejão da Vila atuam 32 permissionários, dos quais 9 são produtores rurais que trazem tudo que plantam direto para o consumidor. Assim, os produtos são sempre fresquinhos, de excelente qualidade e mais baratos. As bancas do Varejão, disponibilizam verduras, legumes, cereais, tubérculos, frutas nacionais, importadas e de época, temperos e condimentos, frios, laticínios, aves, ovos, pescados, além de uma área de alimentação.

No equipamento, ainda pode ser encontrada a banca de Utilizadades Domésticas que, além da venda de produtos, também presta um importante serviço às donas de casa, fazendo consertos de panelas e outros utensílios de cozinha.

Como acontece em todos os varejões da cidade, os produtos são comercializados com preços até 30% menores que os praticados pelos supermercados. Isso porque os agentes do Departamento de Abastecimento (DEPAB), da Sema desenvolvem pesquisas semanais e, de comum acordo com os permissionários, decidem as melhores condições de comercialização. O controle de qualidade dos produtos, apresentação das bancas e das equipes de vendas, são outros itens que merecem a atenção destes agentes.


SERVIÇO:Denominação do Varejão da Vila Rezende Sandra Maria Corrêa – 'Sandra Frutas”
Dia 28/06, quinta-feira, às 9h
Avenida  João Teodoro, 1291, esquina com rua Osvaldo Cruz
Funcionamento -  toda quinta-feira, das 5h às 11h.

Banco de Alimentos recebe doação

O Banco de Alimentos de Piracicaba, vai receber doação de aproximadamente duas toneladas de alimentos da A Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A doação faz parte do projeto desenvolvido pela igreja intitulado “Mãos que ajudam a armazenar e doar alimetos”.

O projeto, de âmbito nacional, existe em Piracicaba de 2001, e todos os anos promove ações humanitárias de diversas formas. Neste ano, os alimentos doados serão resultados das oficinas de armazenamento com participação da comunidade, entidades e instituições.

De acordo com Fernando da Silva Mendes, um dos presidente da igreja, todos os interessados podem participar. “ É uma ação de ajuda humanitária e serviço comunitário”. Fernando ressaltou que o arroz armazenado em garrafa pet dura em média dois anos.

No dia 14 de julho, acontece a oficina de armazenamento na sede da igreja, às 15h. E no dia 28 de julho será a entrega dos aliementos, às 9h. O prefeito Barjas Negri, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Negri e a secretária de Desenvolvimento Social Maria Angélica Guércio estarão nos eventos. A sede da igreja fica na avenida Presidente Kennedy, nº285.

Baile do mês encerrará atividades da Estação Idoso

A população da terceira idade tem encontro marcado na sexta-feira (29), das 13h30 às 16h30, no tradicional baile da Estação Idoso “José Nassif”. A festa marca o último dia de atividades, que serão suspensas a partir de segunda-feira para a reforma necessária do prédio.

Com o objetivo de proporcionar lazer e descontração, o evento será aberto à toda a população com mais de 60 anos de idade e contará com a animação da banda “Os veteranos”.

A entrada será um quilo de alimento não perecível (menos sal), revertido ao Programa Banco de Alimentos que atende 35 entidades assistenciais sem fins lucrativos, inscritas no Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e/ou da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O projeto Estação Idoso, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) desenvolvido em parceria com o Lar Betel, oferece aos idosos, lazer, entretenimento, esporte e cultura.

Tarde da beleza
Durante a realização do baile, a Estação Idoso em parceria com o Senac, oferecerá gratuitamente aos idosos, higienização facial realizada por alunos do curso de Estética.

Serviço:
Estação Idoso “José Nassif”
Av. Dr. João Conceição, nº 659 – Paulista
(19) 3422.2919


Cras realiza dia “D” beleza


Nesta sexta-feira (29), das 14h00 às 16h00, o Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) unidade Vila Sonia, por meio do projeto Dia “D”, oferece aos beneficiários dos Programas de Transferência de Renda e comunidade geral, corte de cabelo gratuito. Os cortes serão realizados pelos alunos do curso de cabeleireiro do Centro de Artes e Ofícios – Caof Parque Piracicaba.

O projeto Dia “D”, elaborado pelos profissionais do Cras Vila Sonia, é realizado mensalmente desde o mês de março, com o objetivo de propiciar uma relação mais efetiva e de mais aproximação com os usuários dos serviços de assistência social no município de Piracicaba.

De acordo com a psicóloga do Cras Vila Sonia, Roseli Novaes Parisi, o projeto foi criado para possibilitar aos usuários do serviço social, o acesso à outros serviços.

Durante o atendimento, os beneficiários que já pegaram as senhas nas reuniões socioeducativas com os grupos do Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem, serão atendidos pelos alunos do Caof que já estão em fase de finalização de curso.

Serviço:
Cras Vila Sonia
R. Padre Otto Andreas Josef Wolf, 720
Fone: 3425.4429 / 3425.3491

Semdes promove festa junina para moradores do “Novos Caminhos”

Pelo menos 70 moradores do Núcleo de Apoio Social “Novos Caminhos”, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com o Lar Betel, deverão participar nesta sexta-feira (29), a partir das 16h00, de tradicional festa junina.

Durante a festividade, os moradores e convidados apreciarão as apresentações das quadrilhas do Novos Caminhos, do grupo da Terceira Idade e do grupo Guarantã. Além disso, os convidados assistirão às apresentações de cururu e show sertanejo.

Para o psicólogo do projeto Sérgio Knetsch, este é um momento de integração e valorização principalmente para os moradores que chegam até o Núcleo, com muitas perdas de vínculos e valores pessoais.

Diariamente o projeto atende em regime de moradia transitória e trabalha com a população em situação de rua e migrantes no município, oferecendo oportunidade à inclusão social e reintegração familiar.

Os moradores transitórios da casa recebem cinco refeições diárias, além da higiene pessoal, vestuário, encaminhamento a cursos profissionalizantes de educação e trabalho, orientações sobre dependência química, além das atividades lúdicas, pedagógicas, laborterapia (cultivo e plantação) e campo de futebol.

Todos os dias, uma equipe composta por assistente social e orientadora social, realiza abordagens em pontos estratégicos de Piracicaba.

Localização:
Av.: Pompéia, 1.841 – bairro Pompéia
3426.2401 / 3411.5802

Continuam abertas as inscrições para novas turmas do Programa Time do Emprego

As inscrições para duas novas turmas do Programa Time do Emprego continuam abertas. O prazo se encerra no dia 06 de julho. O programa é parceria da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo (SERT).

Os interessados deverão comparecer ao Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), na Rua Voluntários de Piracicaba, 728, com de carteira de trabalho, CPF e RG, realizar o cadastro no sistema “Mais Emprego” e declarar na recepção o interesse no programa.

Os conteúdos serão desenvolvidos durante 12 encontros das 9 às 12h, uma vez por semana, com grupos de 30 pessoas, na Rua Voluntários de Piracicaba, 529, centro. Serão duas turmas: uma na terça-feira e outra na quinta-feira, com início previsto em 17 e 19 de julho de 2012, respectivamente. Os participantes receberão material didático e vale-transporte.

O Time do Emprego é um programa gratuito de orientação profissional e apoio ao trabalhador maior de 16 anos, desempregado ou que busca seu primeiro emprego. Tem como objetivo auxiliar os participantes no reconhecimento das suas habilidades, interesses e valores, na elaboração de currículo, preparação para entrevistas, apresentação do mercado de trabalho e técnicas de procura de emprego, aumentando assim suas chances de colocação e/ou recolocação no mercado de trabalho.

Ambulatório de Especialidades fez 11.218 consultas em 5 meses

O Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) realizou de janeiro a maio deste ano 11.218 consultas, sendo 2.391 cirurgias e 8.827 consultas médicas nas áreas de clínica geral, vascular, dermatológica, oftalmológica e ortopédica. Além disso, foram realizados no período 1.031 exames de ultrassom. Além disso, foram realizados no período 1.031 exames de ultrassom. Apenas no mês de maio foram 1.817 consultas médicas, 511 cirurgias e 201 ultrassons.

O AME é responsável por 34 especialidades médicas e conta com uma equipe composta por 31 médicos, um enfermeiro, três atendentes, cinco auxiliares de farmácia, três fonoaudiólogas, uma nutricionista e três telefonistas. As consultas são encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programa Saúde da Família (PSF), portas de entrada do sistema.

Atualmente, das 34 especialidadesoferecidas, 24 estão disponíveis toda a semana e cinco precisam ser agendadas para que o paciente entre na lista de espera, sendo chamado em no máximo 30 dias. “Convivemos com uma demanda sempre crescente. Além do crescimento natural da população, a melhoria da qualidade dos serviços que oferecemos tem atraído muitas famílias estão migrando do sistema privado. Esse processo é natural e legítimo, porque o acesso ao SUS é um direito universalizado. Por outro lado, essa expansão permanente exige investimentos constantes do poder público”, destacou o secretário Fernando Cárdenas.

Vale lembrar que o atendimento do AME é regional, abrangendo as cidades de Rio das Pedras, Saltinho, São Pedro, Charqueada e outras. No total, 61 % e 64% das cirurgias das consultas foram realizadas para pacientes de Piracicaba.

Adaptação proporcionará melhor qualidade de vida à terceira idade

Com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida, satisfação e um espaço mais favorável à realização de atividades, a Estação Idoso “José Nassif”, interrompe suas atividades no próximo dia 29, para dar início a uma ampla reforma. Entre as intervenções que o espaço receberá, estão a troca do piso do salão, das telhas por termoacústicas, reformulação do palco e drenagem do terreno. O investimento total é de R$ 163 mil.
A reforma executada pela Construtora Marques, beneficiará a população da melhor idade no que diz respeito às limitações próprias da idade. As melhorias deverão ampliar ainda mais a integração dos idosos, facilitando o convívio com a comunidade e a promoção de um envelhecimento saudável.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio, a reforma trará comodidade para cerca de 900 idosos que frequentam diariamente aquelas instalações. “A troca do piso e das telhas tornará o local mais adequado à realização de encontros e também mais arejado para as atividades físicas”, explica.

Instalada por iniciativa do governo Barjas Negri em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMI), para oferecer integração, qualidade de vida e melhora na autoestima, a Estação Idoso, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Lar Betel, atende desde 2006, pessoas com mais de 60 anos e grupos de terceira idade que buscam um espaço de socialização, promoção de saúde, práticas esportivas, oficinas de artesanato, de música, confraternizações e bailes.
Nos últimos anos, o prédio passou por reformas pontuais como a instalação de rampas de acessibilidade, corrimões e sanitários, sendo um apenas para cadeirantes.

O projeto oferece gratuitamente, de segunda a sexta-feira, apenas para quem já passou dos 60, aulas gratuitas de ginástica localizada, alongamento, oficina de artesanato, yoga, dança circular, coral, aula de música, prática corporal alternativa, monitoria na academia, oficinas pontuais, palestras com assuntos variados como tratamento e doenças típicas do envelhecimento, além do tradicional baile que acontece uma vez por mês.

De segunda a sexta-feira, a Estação Idoso também disponibiliza o espaço aos grupos da terceira idade da Agtip, como o Cidade Alta, Jaraguá, Sol Poente e Talismã que, durante a execução da reforma, utilizará um novo espaço para a realização das reuniões semanais.

Para a diretora do Depto. Proteção Social Básica, Marlene de Souza, os idosos que participam das atividades conseguem melhorar o seu posicionamento na comunidade em que vivem e deixam, muitas vezes, de ser uma preocupação para os filhos, passando a conquistar qualidade de vida, autonomia e independência.

As atividades realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), como ginástica localizada, antiestress, yoga, alongamento, dança circular e monitoria na academia, terão continuidade sendo oferecidas e acompanhadas por profissionais da Selam.
As atividades deverão ser normalizadas assim que a reforma for concluída. A previsão é que isto aconteça no mês de novembro.

Localização:
Estação Idoso “José Nassif”
Av. Dr. João Conceição, 659 - Paulista
Informações: (19) 3422.2919

Beneficiários do Ação Jovem participam de comemoração junina

Pelo menos, 80 jovens entre 15 e 24 anos, beneficiários do Ação Jovem – Programa de Transferência de Renda, participaram hoje (26), no Centro Comunitário do Jardim São Paulo, da comemoração junina realizada pelo Centro de Referencia de Assistência Social (Cras), instalado no bairro.

Durante a festividade, os cinco grupos de beneficiários atendidos nas adjacências sob a cobertura da unidade do Cras, participaram de brincadeiras como boca do palhaço, argola, pescaria e correio elegante. Comes e bebes típicos não faltaram.

De acordo com a orientadora socioeducativa, Priscila Gasparetto Garcia, essa é uma oportunidade para a integração dos jovens e possibilidade para novas amizades. “Os beneficiários também contribuíram para a realização da festa Junina. Confeccionaram a decoração elaborada com bandeirinhas e cartazes”, comenta.
Os grupos do Ação Jovem, sob a cobertura do Cras Jardim São Paulo, são atendidos semanalmente, por meio de reuniões socioeducativas, onde recebem orientações baseadas nos eixos temáticos sobre relacionamento familiar, cidadania e cultura, saúde, violência (psicológica, física, verbal), meio ambiente entre outros que buscam ações e a melhoria qualitativa para o dia a dia na escola, em casa e no ambiente comunitário.

“Nas reuniões discutimos assuntos que contribuem de forma significativa para o convívio familiar, comunitário e escolar”, diz a beneficiária Lais Andrade.

Durante todo o mês de junho, cerca de 2 mil beneficiários dos Programas de Transferência de Renda (Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem), atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), unidades Jd. São Paulo, Piracicamirim, Mario Dedini, São José, Vila Sonia, participarão de comemorações juninas, realizadas em pontos estratégicos de reuniões socioeducativas.

As festividades que estão baseadas na cultura e folclore brasileiro, visam atrair os beneficiários e promover socialização entre os grupos do Ação Jovem, Renda Cidadã e Bolsa Família, atendidos por meio dos Cras.

Cras – Centro de Referência de Assistência Social
Unidades públicas localizadas em áreas com índices de vulnerabilidade e risco social, onde prestam serviços às famílias e indivíduos a partir dos programas socioassistenciais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Sedema dá cara nova às quadras da Área de Lazer do Trabalhador

Os atletas amadores que reúnem os grupos de amigos para bater uma bolinha, seja de futebol, vôlei, basquete ou handebol, não irão reconhecer as quadras quando voltarem a frequentar a Área de Lazer Antônio Geraldin, mais conhecida como Área de Lazer do Trabalhador. Isso porque a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) executou a reforma das quadras poliesportivas da Área. Foram instalados alambrados metálicos, feitos reparos e pintura dos pisos, bancos de madeira, mastros de vôlei, bebedouro e revisão da fiação dos refletores. No total, a intervenção deu-se em 3.174m². Para concluir os trabalhos, resta apenas a instalação das traves dos gols. O investimento municipal é de R$130 mil.

A Área de Lazer do Trabalhador já recebeu outras melhorias recentes como a reforma dos sanitários, remodelação do campo de futebol e ampliação da pista de skate, que tem banks e obstáculos do tipo street (de rua), num circuito que tem a forma de uma piscina. A obra atende reivindicação de skatistas de Piracicaba. A pista tem 1.255 m² e pode ser utilizada por até 60 competidores simultaneamente. A Área de Lazer fica na avenida Jaime Pereira, na sequência da Rua do Porto, um espaço frequentado pela população e a utilização dos campos com vestiários são disciplinados pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), através de agendamentos.


Com visão para a margem direita do Rio Piracicaba, o espaço tem uma área verde de 60 mil m², de recreação e lazer gratuito, contando com pista de skate e bicicross, campo de futebol, quadras de vôlei, basquete, futebol de salão e gate Ball, além de um pequeno lago.

Parque Linear do Mario Dedini está em fase final

Está em fase final a 2º etapa da construção do Parque Linear Mario Dedini/Bosques. O local conta com 4.660 m² e o terreno onde será instalado o parque divide os bairros Mário Dedini e Bosques do Lenheiro. Neste formato, os equipamentos de lazer são dispostos em linha reta ao longo da rua Antônio Franco de Lima. A obra é fruto da interação entre a Associação do Moradores e administração.

No bairro Mario Dedini, o parque tem 1.060 m² de calçamento de acesso, parque infantil em área de pedrisco com 200m², 20 luminárias tipo bola e 2.560 m² de grama esmeralda, campo de areia com alambrados e refletores, bancos de madeira e bebedouro.

O Parque Linear dos Bosques do Lenheiro (1º etapa) foi entregue em 2010. O local tem área reservada de 19 mil m² destinados ao plantio de mata ciliar nas proximidades de um córrego afluente do rio Corumbataí, entre as ruas das Sapucaias e das Cajazeiras. Com projeto paisagístico diferenciado, o parque ocupa área de 34 mil m², englobando passeios, calçamento, bancos de madeira e espaço de descanso em piso de concreto, além do plantio de 3 mil m² de grama nos recreios.

Além disso, conta com duas áreas de parque infantil com brinquedos em ferro (gangorra, gira-gira, balanço) instalados em piso de pedrisco e novo campo de futebol de areia, de 375 m², com alambrados. A estrutura mobiliária conta também com bancos de madeira, mesas para jogos, rampas de acessibilidade para deficientes, lixeiras, bebedouro e iluminação.

A cidade conta com outro parque linear, um com 10 mil m² localizado no Vila Sônia, perto do Terminal do Sônia.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Prefeito autoriza início da instalação de mais 3.600 cadeiras no Barão

Em 2013 o Esporte Clube XV de Novembro completará 100 anos de existência. Durante sua jornada foram acumulados títulos e conquistas. Mas seu principal patrimônio está em sua torcida apaixonada, que defende as cores do Nhô Quim onde for e diante de qualquer adversário. Para receber os torcedores de camisa zebrada, nada melhor do que uma casa bem arrumada, melhor ainda se for para disputar um torneio de elite, como o Campeonato Paulista da Série A1.

Pensando nisso, a Prefeitura preparou um presente para comemorar o centenário do alvinegro piracicabano. Com investimento de R$ 760 mil, Barjas Negri emitiu ordem de serviço hoje (25) para o início da instalação de mais 3.600 cadeiras. 1.271 ficarão na ala dos aposentados (azul), enquanto que as outras 2.329 serão instaladas na geral, próximo a área coberta, com entrada pela rua Silva Jardim (portão 1).

A empresa que fará a instalação é a Kangoo, a mesma que colocou as 2.470 cadeiras nas cativas. O prazo para conclusão desta melhoria é de três meses. O processo de instalação será mais rápido do que o anterior, uma vez que as arquibancadas já passaram por tratamento com hidrojateamento. Portanto, os trabalhos começarão com a impermeabilização do concreto. Também serão feitas escadas com corrimão para facilitar a circulação e acesso às cadeiras.

Caso a execução das obras coincida com a realização de partidas do XV, serão fechados setores específicos, visando a segurança dos torcedores. Assim, para a instalação dos assentos, todos os serviços iniciados serão finalizados no mesmo dia, para não atrapalhar o calendário de jogos.
 

Atendimento nas UPA´s Vila Cristina e Piracicamirim cresceu cerca de 30%

Nos cinco primeiros meses de 2012, os atendimentos médicos das UPA´s Vila Cristina e Piracicamirim, somados, cresceram cerca de 30% comparados ao mesmo período de 2008 e 2011. No ano de 2008 o Vila Cristina realizou 53.226 atendimentos, enquanto em 2011 no Piracicamirim foram 50.678 atendimentos. Este ano, saltou para 66.081 no Vila Cristina e 53.409 no Piracicamirim, ou seja, 24 % e 5% de aumento, respectivamente.

Em 2004, último ano da administração anterior, foram atendidas 47.692 pessoas no Vila Cristina e 45.429 no Piracicamirim, ou seja, entre os anos de 2004 e 2012 houve uma ampliação de 55% (38% Vila Cristina e 17% Piracicamirim).

Entre outros fatores, esse crescimento se deve à contratação de novos médicos, passando de 2 ou 3 para 4 e 5 médicos. Além disso ocorreu também aumento no número de plantões nas quatro unidades, que passou de 1000 para 1350.

Neste ano também, a Prefeitura realizou a compra de 60% dos leitos oferecidos pelo Hospital Fornecedores de Cana e da Santa Casa de Misericórdia, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Vila Cristina
 
Ano
Número de Atendimentos
2004
47692
2008
53226
2009
51117
2010
45685
2011
45772
2012
66081


 


Piracicamirim
 
Ano
Número de Atendimentos
2004
45429
2008
41836
2009
30887
2010
42416
2011
50678
2012
53409


De acordo com o secretário Fernando Cárdenas, as equipes mantêm as unidades trabalhando 24 horas/dia, durante todo o ano. As UPAs, contam com de salas de urgência/emergência, leitos de retaguarda, exames laboratoriais e medicamentos. Dispõem de equipamentos necessários para atender pacientes aos quais são, de fato, destinadas, ou seja, aqueles que estão em situação de urgência ou emergência.

Em 2010, o sistema de urgência operava com cerca de 1000 plantões/mês. Já no ano passado e neste ano, a Secretaria colocou cerca de 1350 plantões médicos/mês para acelerar o atendimento e reduzir as filas. Este aumento, como comenta o secretário, reduz o número de reclamações pela falta de profissionais.

Cerest Piracicaba participa de conferência em Fórum de Acidentes de Trabalho

Teve inicio hoje, 30 de junho, o 30º Encontro Presencial do Fórum de Acidentes de Trabalho – Entender o Trabalho para Prevenir Acidentes. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Piracicaba, da Secretaria de Saúde, junto a outros parceiros, participou do evento que teve programação especial. A principal novidade é a participação do professor francês Michel Llory.

A primeira conferência aconteceu hoje no auditório da FUMEP em Piracicaba, das 8h30 às 12h30. O tema foi “o paradigma organizacional e a gestão da segurança industrial”. Amanhã, 26, a conferência será na cidade de Cerqueira/ SP, no auditório João Yunes da Faculdade de Saúde Pública, das 8h30 às 12h30. O tema será: “Por que o conhecimento dos acidentes e catástrofes é essencial para segurança e prevenção”.

Na quarta-feira, o tema é “A importância fundamental da metodologia. A abordagem clinica das organizações”, e a palestra acontece no auditório da Fundacentro, em Pinheiros/ SP, das 14h às 17h. Para encerrar, na sexta-feira, das 8h30 às 12h30, na Fundacentro do Rio de Janeiro, a conferência trata sobre “O acidente e a organização do trabalho. Desafios para a gestão e prevenção”.

Museu Prudente promove visita monitorada à exposição "Revolucionários"

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes recebe, na próxima terça e quarta-feira (26 e 27 de junho), alunos da rede oficial de ensino para uma visita monitorada à mostra "Os Revolucionários", que permanece exposta até o dia 20 de julho no espaço.

 “A visita se tornou possível por meio da parceria com o Núcleo MMDC de Piracicaba, por meio do seu presidente Egydio João Tisiani, e do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, presidido por Edson Rontani Júnior. Ambos estarão presentes ministrando quatro palestras sobre a Revolução de 1932 e seus 80 anos, que serão comemorados em 9 de julho de 2012”, explica a diretora do museu, Maria Antonieta Sachs Mendes.

 A intenção, segundo os membros do Núcleo MMDC, é fazer da visita uma forma de inteirar os alunos sobre a importância de Piracicaba no processo da Revolução de 1932. A cidade, enviou dois batalhões de voluntários, com cerca de 900 pracinhas, muitos dos quais combateram nas cidades que formam o Vale do Paraíba, divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro.

 As apresentações ocorerão no Auditório do Museu H.P. Prudente de Moraes, em duas sessões: às 9h30 e 14h30 das próximas terça e quarta-feiras (26 e 27 de junho). Esta ação é realizada em parceria à mostra "Os Revolucionários", resgatando a memória dos 80 anos da Revolução de 32.

 O Museu abriga, desde o dia 15 de junho uma sala com objetos do acervo do próprio Museu utilizados no conflito armado, além de uma mostra paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba cujo foco é a intolerância, alusivo ao prêmio especial deste ano, na sua 39ª Edição.

Inscrições para cursos gratuitos da Semtre começam amanhã

Nesta 3ª feira (26) começam as inscrições para os cursos gratuítos de qualificação profissional para trabalhadores cadastrados no Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), em convênio com a Fundação Municipal de Ensino (Fumep). As inscrições se encerram na próxima 6ª feira (29).

Serão oferecidas 76 vagas nos cursos de Assistente Administrativo (30); Almoxarife (30) e Instalações Elétricas (16), para trabalhadores desempregados ou que desejem se requalificar, com 16 anos completos na data da inscrição e Ensino Fundamental completo. A seleção será feita por ordem de cadastro e análise dos demais documentos.

O trabalhador deverá se cadastrar/inscrever no CAT (Rua: Voluntários de Piracicaba nº 728–Centro), levando a Carteira de Trabalho (original), RG, CPF e comprovante de escolaridade (original e cópia). As aulas iniciam dia 6 de agosto, com término previsto para outubro e novembro, na Fumep (Avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560).

A secretária Ângela Corrêa explica que o objetivo em oferecer os cursos é qualificar o trabalhador por perfil, identificando algumas áreas nas quais há a necessidade de aprendizado, proporcionando e estimulando a qualificação e a sua entrada no mercado de trabalho.

Cursos
Nº. Vagas
Horário
Início/Término
Carga Horária
Assistente Administrativo
30
19 às 23 horas- as 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras
06/08 – término em novembro
160 horas/aula
Almoxarife
30
19 às 23 horas- as 2ªs, 5ªs e 6ªs feiras
06/08 – término em novembro
160 horas/aula
Instalações Elétricas
16
19 às 23h-2ªs, 3ªs e 6ªs feiras
06/08 – término em outubro
120 horas/aula

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Festa Junina reúne cerca de 350 pessoas na Estação Idoso

Com a sanfona rolando solta, ficou difícil prestigiar o evento, sentado na cadeira. Ao som da música caipira, a terceira idade arrastou pé com grande alegria, na tarde de hoje (22), durante a comemoração junina realizada pela Estação Idoso. Pelo menos 350 pessoas estavam presentes na comemoração.

Da quadrilha ensaiada pelos frequentadores do Projeto, casais e amigos participaram com roupas típicas e chapéus de palha. A alegria se estendeu por todo o galpão totalmente decorado com bandeirinhas, fogueira artificial e que também abrigou barracas de pipoca, algodão doce, doces juninos, salgados, quentão e vinho quente sem álcool.

Para a coordenadora do projeto, Ana paula Marchini, a festividade tem o intuito de motivar o público da terceira idade, que frequenta o local para a realização de atividades que visam a autoestima. “Os idosos veem as festas como um momento de integração e entretenimento, o qual buscam aproveitar o máximo possível, dançando, conversando e fazendo novas amizade”, comenta.

O projeto Estação Idoso “José Nassif”, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com o Lar Betel, oferece a mais de 900 idosos, atendimento por meio de atividades gratuitas. De segunda a sexta-feira, a terceira idade participa de atividades como ginástica localizada, alongamento, oficina de artesanato, yoga, dança circular, coral, aula de música, prática corporal alternativa, monitoria na academia, oficinas pontuais, palestras e o tradicional baile que acontece uma vez por mês.

Inscrição para oficinas
A partir de segunda-feira (25), a Estação Idoso abre inscrições para as oficinas de patchwork e pintura em tecido. Para maiores informações, os interessados devem procurar pela secretaria do projeto, localizada à av. Dr. João Conceição, 659 – Paulista – (19) 3422.2919

Inscrições para vagas Remanescentes do RETEC tem início na 2ª feira

A partir desta segunda-feira (25), os alunos inscritos na rede estadual de ensino poderão fazer inscrição on line, no Ambiente Virtual do Programa RETEC, na modalidade Ensino Médio Concomitante à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Os alunos deverão escolher simultaneamente o curso, turno e instituição. A ação é da Secretaria Estadual de Educação, coordenada em Piracicaba com a Diretoria Regional de Ensino e conta com apoio da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre).

Poderão ser inscritos alunos da rede estadual que em 2011 estavam cursando a 2ª. Série do ensino médio e alunos de qualquer termo de EJA Presencial. Isto quer dizer que esses alunos, em 2012, deverão estar na 3ª. série ou na 2ª. série, caso tenham sido retidos. No caso do EJA, mesmo que o aluno tenha concluído o curso em 2011, ele terá direito a matrícula em 2012.

O aluno selecionado cursará o Ensino Médio na rede estadual e o técnico em uma das instituições de educação profissional credenciadas pela Secretaria Estadual em Piracicaba com vagas remanescentes: COTIP/FUMEP; ETB Enfermap, Poli Brasil (Instituto Educacional Profissionalizante Ltda).

 Os candidatos poderão se inscrever para cursos técnicos ofertados em Piracicaba, pelo Programa RETEC. Os cursos ofertados serão informados no dia 25 de junho através do site da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. Os candidatos NÃO poderão se inscrever em cursos técnicos no mesmo turno em que cursam o Ensino Médio ou EJA.

 RETEC – Cronograma 2012:

Data
Ação
25/06/2012Publicação do Catálogo de Cursos
25/06/2012 a 13/07/2012Inscrição de alunos no Ambiente Virtual por curso e instituição
20/07/2012Sorteio das Vagas
23/07/2012 a 03/08/2012Matrícula na Instituição Credenciada

Minha Vida Vale Mais realiza palestra na segunda-feira (25)

O Projeto “Minha Vida Vale Mais”, coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade (FUSSP), que orienta jovens sobre os malefícios das drogas, encerra as atividades deste primeiro semestre na segunda-feira (25), no anfiteatro do Centro Cívico.

A palestra dirigida aos alunos da EE Profª Carolina Mendes Thame, do bairro São Francisco, em dois períodos: das 9 às 11h e das 14 às 16h. O palestrante será o psicológo Sérgio Knetsch. O cronograma do segundo semestre será retomado no dia 8 de agosto com os alunos da EE Felipe Cardoso, do bairro de Anhumas.

O projeto visa com estas atividades lúdico-pedagógicas, esclarecer adolescentes e jovens sobre os malefícios causados pelas drogas lícitas ou ilícitas, uma das grandes preocupações do poder público municipal. Ao final de cada exposição são disponibilizados aos participantes telefones de órgãos, entidades e associações que poderão prestar esclarecimentos e orientações.

O projeto tem como público-alvo estudantes da rede pública da 5ª série do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, que participarão de palestras mensais até o mês de dezembro. São atendidos cerca de 100 alunos/mês. Além das secretarias municipais, são parceiros do projeto a Diretoria Regional de Ensino, Polícia Civil, Associação Amor Exigente e voluntários.

O Minha Vida Vale Mais está sempre aberto a novos profissionais liberais, associações ou pessoas que atuam na área e desejem juntar-se a equipe. Os interessados podem entrar em contato com a Central do Voluntários, pelo telefone 3422-9677.

Inscrições abertas para novas turmas do Programa Time do Emprego

Já estão abertas as inscrições para duas novas turmas do Programa Time do Emprego. O prazo se encerra no dia 06 de julho. O programa é parceria da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo (SERT).

 Os conteúdos serão desenvolvidos durante 12 encontros das 9 às 12h, uma vez por semana, com grupos de 30 pessoas, na Rua Voluntários de Piracicaba, 529, centro. Serão duas turmas: uma na terça-feira e outra na quinta-feira, com início previsto em 17 e 19 de julho de 2012, respectivamente. Os participantes receberão material didático e vale-transporte.

Os interessados deverão comparecer ao Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), na Rua Voluntários de Piracicaba, 728, com de carteira de trabalho, CPF e RG, realizar o cadastro no sistema “Mais Emprego” e declarar na recepção o interesse no programa.

O Time do Emprego é um programa gratuito de orientação profissional e apoio ao trabalhador maior de 16 anos, desempregado ou que busca seu primeiro emprego. Tem como objetivo auxiliar os participantes no reconhecimento das suas habilidades, interesses e valores, na elaboração de currículo, preparação para entrevistas, apresentação do mercado de trabalho e técnicas de procura de emprego, aumentando assim suas chances de colocação e/ou recolocação no mercado de trabalho.

Curso gratuito de Tecnologia e Desenvolvimento de Sistemas: inscrições terminam nesta 6ª feira

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus Piracicaba, oferecerá no segundo semestre deste ano, o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). As inscrições gratuítas terminam nesta 6ª feira (22).

Para ingressar no curso o candidato deve ter realizado a prova do ENEM em 2011. Ao todo, serão oferecidas 40 vagas no período matutino. O curso tem duração de 3 anos e é gratuito.

As matrículas serão feitas em primeira chamada, no dia 29 de junho e 02 de julho e em segunda chamada, 10 e 11 de julho, no campus, na Rua Diácono Jair de Oliveira, 1005, bairro Santa Rosa.

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha também com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal que oferece ensino gratuito e de qualidade para milhares de alunos no estado. O IFSP oferece educação profissional tecnológica, em todos os níveis e modalidades, qualificando cidadãos para atuarem profissionalmente nos diversos setores da economia e contribuirem com o desenvolvimento socieconômico local, regional e nacional.

Informações podem ser obtidas no (19) 3412-2700

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Crianças e adolescentes do Case visitam instalações da Unimep

Pelo menos 70 crianças e adolescentes do projeto Case – Centro de Atendimento Socioeducativo, visitaram na última semana, as instalações da Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep, especificamente, a Faculdade de Educação Física (Facef). A visita foi realizada com o objetivo de vivenciar as modalidades do atletismo de forma lúdica, em ambiente acadêmico.

Durante a visitação, os educandos foram divididos em grupos para conhecimento das modalidades de salto em distancia, arremesso de peso, de dardo e basquete, com base nas explicações dos alunos do curso de Educação Física, com supervisão do coordenador do curso, Clauberto de Oliveira Costa.

De acordo com a coordenadora da unidade Jd. Oriente, Jaqueline Martins, na oportunidade, foram descobertos vários talentos. “Além de alguns educandos terem se destacado em modalidades alternadas, o ambiente acadêmico também despertou grande interesse”, comenta.

A iniciativa que partiu da coordenação do Case, foi propiciada para o contato em espaços diferentes e técnicas esportivas diversas. Nas unidades instaladas nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jd. Oriente, Jd. Itapuã, Parque dos Sabiás e Parque Orlanda, as crianças e os adolescentes atendidos, participam de atividades socioeducativas que auxiliam para o desenvolvimento saudável como o esporte, uma atividade de excelente aceitação.

O Projeto Case, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com a Associação Atlética Educando pelo Esporte, atende crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos de idade, em situação de risco social.

Diariamente, as crianças e os adolescentes participam das atividades de esporte, lazer e recreação; atividades lúdico pedagógicas; culturais (dança, teatro, musica, capoeira, maculelê, ginástica rítmica e hip hop), que propiciam meios para o desenvolvimento de habilidades manuais, físicas e motoras, contribuindo para a melhora do raciocínio lógico, da atenção e da criatividade na realização de suas tarefas e nas tomadas de decisões em grupo, além do resgate de vínculos socioafetivos.

Semdes promove capacitação para profissionais envolvidos com o Projeto Gerações

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promove nesta sexta-feira, dia 22, às 8h00, no Caof – Centro de Artes e Ofícios Jaraguá, capacitação aos profissionais do serviço social, envolvidos com o Projeto Gerações, um dos serviços do Paif - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, que realiza um trabalho social de caráter continuado para fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos e promover a melhoria da qualidade de vida.

No encontro, pelo menos 20 profissionais entre psicólogos, agentes de ação social, orientadores e a coordenadora do Projeto discutirão o trabalho socioeducativo desenvolvido com crianças, jovens, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente as inseridas nos Programas de Transferência de Renda (Bolsa família, Renda Cidadã e Ação Jovem) e Benefício de Prestação Continuada para Idosos (BPC). Num outro momento, serão realizadas oficinas de arte.

De acordo com a diretora do Depto. de Proteção Social Básica, Marlene de Souza, a capacitação é uma oportunidade para a reflexão do trabalho desenvolvido por esses profissionais.

O projeto Gerações desenvolve trabalho socioeducativo com os beneficiários, por meio dos eixos temáticos sobre família (relacionamento familiar, educação de filhos), saúde (drogas, sexualidade, vida saudável), meio ambiente, cidadania e cultura, empreendedorismo e mercado de trabalho além das atividades extras como confraternizações.

Projeto Gerações
Visa o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social, além de promover acesso aos demais serviços setoriais e usufruto de direitos.

O Projeto “Gerações” funciona de segunda a sexta feira das 8h00 às 17h00, nas dependências dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e/ou em suas áreas de abrangência e conta com a parceria do Centro Social de Assistência e Cultura Paróquia São José (Cesac).

Serviço:
Caof – Centro de Artes e Ofícios Jaraguá
R. Professor Mariano da Costa, s/n

Luta pelo hepta: Piracicaba conhece adversários dos Jogos Regionais de Lins

Em busca do heptacampeonato, Piracicaba já conhece os adversários dos 56º Jogos Regionais que será realizado de 3 a 14 de julho na cidade de Lins. Ontem (19) aconteceu o Congresso Técnico da competição reunindo os representantes das cidades participantes. Na ocasião, ocorreu também o sorteio dos grupos e a definição da programação.

De acordo com os assessores técnicos da Selam, Carlos Alberto Felipe Soares, Ana Silvia da Silva e Luiz Antônio Chorilli, que estiveram participando do congresso, Piracicaba inscreveu 43 modalidades e terá como adversárias na Primeira Divisão os municípios de Bauru, Botucatu, Jaú, Lins, Santa Bárbara d’Oeste, São Carlos e São Manuel.

Confira os grupos de Piracicaba nos esportes coletivos:
Basquete feminino até 21 anos
Piracicaba, Bauru, Lins, São Carlos e São Manuel

Basquete masculino livre
Grupo A – Piracicaba, São Carlos e Porto Ferreira

Bocha
Grupo C – Lins, Piracicaba e São Carlos

Biribol
Grupo A – Piracicaba, Botucatu, Guarantã e Jaú

Futebol feminino livre
Grupo A – Piracicaba, Santa Bárbara, São Carlos e São Manuel

Futebol masculino até 21 anos
Grupo B – Piracicaba, Jaú e São Manuel

Futsal feminino até 21 anos
Grupo A – Piracicaba, São Manuel e São Carlos

Futsal masculino até 21 anos
Turno único – Piracicaba, Botucatu, Jaú, São Carlos e Pirajuí

Malha
Grupo A – Bauru, Jaú e Piracicaba

Voleibol feminino até 21 anos
Turno único – Botucatu, Lins, São Carlos, Piracicaba e São Manuel

Voleibol masculino livre
Turno único – Bauru, Jaú, Piracicaba, São Carlos e Promissão

Vôlei de Praia feminino
Grupo B – Piracicaba, Botucatu, Bauru e São Carlos

Vôlei de Praia masculino
Grupo B – Piracicaba, São Manuel e Botucatu

Inscrições para o Cursinho terminam dia 22 (sexta-feira)

CARTAZok_CURSINHO_07_05_12


Divulgação dos primeiros classificados
Dia: 16/07/2012 pelo site da Secretaria Municipal de Educação

Início das aulas: 23/07/2012
Local: Escola Estadual Sud Mennucci
Rua São João, 1121 - Bairro Alto

Morcego contaminado com vírus da raiva é encontrado no bairro Dois Córregos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piracicaba registrou novo resultado positivo em morcego contaminado com o vírus da raiva. O animal foi encontrado no bairro Dois Córregos. Este é o segundo caso diagnosticado neste bairro e o 13° do ano na cidade.

O animal de hábito frugívoro e espécie Artibeus lituratus, foi recolhido vivo caído no quintal da residência e enviado para análise ao laboratório do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo.

A equipe de vetores do CCZ iniciou terça (19) as ações de cobertura de foco na área delimitada, num raio de 500 metros a partir do local onde o animal foi encontrado. Todos os imóveis serão visitados e os animais (cães e gatos) que ainda não foram vacinados neste ano receberão a dose de vacina anti-rábica.

A bióloga Regina Lex, do Centro de Zoonoses, explicou que um trabalho educativo/ informativo nas escolas e igrejas do bairro também será feito, assim como nos outros casos já ocorridos.

Os moradores da área de abrangência que possuírem cães e gatos e não estiverem em casa no momento da visita, ou mesmo quaisquer outros proprietários que perderam o dia de vacinação nos bairros em que residem, poderão levar os animais diretamente no canil municipal para receber a dose de vacina. O expediente é de segunda a sábado, das 8h00 às 16h00.

Todos os animais deverão ser vacinados anualmente, porém os que residirem em áreas de ocorrência de raiva em morcegos, e não foram vacinados neste ano, deverão receber a dose de reforço. A vacina é gratuita, disponibilizada em doses individuais e aplicadas em seringas descartáveis.

Para solicitar o recolhimento de morcegos, vivos ou mortos, é preciso entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses. Porém, caso o animal seja encontrado caído no imóvel, fora do horário de expediente, as orientações são:
- Não tocar no animal.
- Morcego vivo - orienta-se que o morador coloque um balde para cobrir o animal com um peso em cima e no outro dia acione o CCZ.
- Morcego morto – pode ser recolhido com auxilio de uma vassoura e uma pá e armazenado em local seguro até que o CCZ faça o recolhimento

Tabela de casos de quirópteros positivos para o vírus da raiva em Piracicaba, ano 2012

BAIRRODATA RESULTADOHÁBITOGÊNERO/ESPÉCIEFAMÍLIA
Centro03/02InsetívoroNyctinomops laticaudatusMolossidae
Centro17/02InsetívoroNyctinomops laticaudatusMolossidae
Centro17/02InsetívoroNyctinomops laticaudatusMolossidae
Glebas Califórnia28/02InsetívoroLasiurus egaMolossidae
Santa Sílvia/
Dois Córregos
08/03InsetívoroLasiurus egaMolossidae
Monte Alegre26/03InsetívoroEptesicus furinalisVespertilionidae
Monte Alegre26/03InsetívoroEptesicus furinalisVespertilionidae
Vila Rezende26/03InsetívoroNyctinomops laticaudatusMolossidae
Centro20/04InsetívoroNyctinomops laticaudatusMolossidae
Nova Piracicaba20/04InsetívoroNyctinomops laticaudatusMolossidae
Cidade Alta29/04InsetívoroEumops glaucinusMolossidae
Castelinho18/05InsetívoroNyctinomops laticaudatusMolossidae
Dois Córregos19/06FrugívoroArtibeus lituratusPhyllostomidae